tudo passa

A Queda!

O prelúdio da decomposição da última Oligarquia Cearense.

Por Rafael Rocha em 12/02/2023 às 10:32:26

Desde os primórdios da história do Ceará, o nosso povo se vê acorrentado em algemas e grilhões que humilham e corroem a dignidade da nossa gente. Homens com comportamento similar à Califas e Sultões, vivendo sob luxo e opulência às custas da miséria e do martírio da população.


No início do século XX, a Família Acioly, reinava soberana e soberba aplicando a velha política do pão e circo, tradicional e comum na Roma imperial dos primeiros séculos.


Em Roma, distribuia-se pão nas arquibancadas durante os combates sangrentos dos gladiadores, já Acioly, construía teatros explorando a penúria e a carência da população. Fazendo um paralelo com a realidade atual, a família que controla com punho de aço há décadas a política e a vida dos cearenses, continua a utilizar os mesmos artifícios: explorar a necessidade dos desfavorecidos para manter os seus privilégios e benesses.


Tantas obras colossais e inacabadas feitas apenas com o intuito de superfaturar e fazer caixa dois para a campanha eleitoral vindoura. A exemplo disso, o tão famoso Áquário do Ceará encalhado na praia de Iracema. É verdade que muitas obras foram executadas e entregues e que, de fato, são importantes para dinâmica da sociedade atual. Mas, é verdade também que poderiam e DEVERIAM terem sido realizadas sem a necessidade de propina. Não é verdade, Irmãos Batista da Friboi?


Mas, como todo sistema atinge o ponto de saturação, esse não poderia ser diferente. Um dos subgrupos palacianos vendo a possibilidade de ascender ao poder de fato, decide desafiar a autoridade do velho Califa/Cacique e lançar mão do próprio projeto de poder e buscar a todo custo se posicionar como o diferente entre os iguais. O único detalhe que esqueceram foi de combinar com o povo.


Homens, mulheres, jovens, idosos e crianças que pela dor da própria experiência já sabem apesar de toda a sorte de manipulação diferenciar o que é o mais do mesmo. "Alegrai-vos povo Alencarino"! Como disse o famoso e talentoso trovador Sobralence; O novo Sempre vem! E vem pelas mãos desse povo forte e trabalhador que pela primeira vez tem a oportunidade de se vê por completo não em um palácio, mas na simplicidade, decência e no compromisso de um filho de um ex-agricultor, que se tornou professor e policial e hoje mais do que nunca, se torna a esperança! O povo está com você, Professor, Capitão e meu Governador.

O Ceará tem esperança, o Ceará tem Capitão!

Fonte: Rafael Rocha

CAMES
Pintando o SeteAzul